domingo, 4 de setembro de 2011

O ENIGMÁTICO ANTÔNIO CONSELHEIRO

Esta é a única foto encontrada de Antônio Conselheiro, tirada por Flávio de Barros em 06 de Outubro de 1897 - Canudos.

Antônio Conselheiro (1830-1897) foi um dos homens mais misteriosos que já surgiu no Brasil. Foi considerado santo por várias pessoas devido ao fato em ter curado doentes. Uma explicação lógica, era de que Antonio Conselheiro usava uma certa aplicação da consciência na qual manifestava-se na cura dos doentes, assim como os antigos apóstolos faziam.

Nascido em 1830, em Quixeramobim, no Ceará, Antônio Vicente Mendes Maciel, era chamado pela população de Antônio Conselheiro por aconselhar pessoas.
Uma pessoa simples, pobre, filho de lavradores, Antônio Conselheiro trabalhou arduamente como empregado braçal, até ser abandonado pela esposa. Depois da desilusão do abandono, tornou-se um grande pregador. Apesar da humildade deste pobre homem, Antônio era diferente e misterioso. Em todos os lugares em que passava, chamava a atenção, por ser um homem simples com uma prosa tão sábia.
Em uma de suas pregações, Antônio Conselheiro chegou a afirmar que era a encarnação do espírito santo, o que chamou a atenção dos políticos e policiais da região, pois suas pregações tornaram-se hostis ao novo regime da época, passando a ser perseguido constantemente.
Mudando-se para a Bahia e fixando-se em um vilarejo chamado Canudos, Antônio sentiu-se protegido, pois foi adorado pela população local. Não demorou muito tempo para a polícia encontrá-lo e tentar atacar o vilarejo, mas de nada adiantou, pois Antônio formou um exército e derrotou a polícia em três tentativas de ataque, sendo que em uma delas ele derrotou mais de mil e trezentos soldados.
Infelizmente, no ano de 1897, Antônio Conselheiro morreu misteriosamente. Algumas pessoas diziam que foi decorrente a forte disenteria. Canudos foi tomado por cerca de cinco mil homens. Mesmo assim, os habitantes do local lutaram até o último homem.
Chamado de santo pelos pobres e de louco pelos políticos e policiais, Antônio Conselheiro foi um dos lideres mais enigmáticos e carismáticos que já existiu no Brasil.

* Na cidade de Canudos, foi construído um memorial em homenagem a Antonio Conselheiro, no qual existe até hoje.

@ademirpascale

Um comentário: