sexta-feira, 10 de outubro de 2014

A ÁGUA BENTA NA FICÇÃO E NA VIDA REAL

A água benta é muito utilizada em filmes e na literatura de horror. Serve para exorcizar, abençoar e purificar. Mas não é usada apenas na ficção, mas também na vida real. Uma das formas de repelir o mal. Santificada por um sacerdote e muito usada no catolicismo para batismo e bênção de pessoas e até objetos.

 "Derramarei sobre vós águas puras, que vos purificarão de todas as vossas imundícies e de todas as vossas abominações." (Ez 36,25).

Hoje em dia uma simples bênção já é suficiente para benzer, mas antigamente existia um ritual e palavras em latim eram pronunciadas, como no trecho abaixo:
†Exorcizo te, creatura aquæ, in nomine Dei Patris omnipotentis, et in nomine Jesu Christi, Filii ejus Domini nostri, et in virtute Spiritus Sancti: ut fias aqua exorcizata ad effugandam omnem potestatem inimici, et ipsum inimicum eradicare et explantare valeas cum angelis suis apostaticis, per virtutem ejusdem Domini nostri Jesu Christ: qui venturus est judicare vivos et mortuos et sæculum per ignem.

Já segundo os dicionários, benzer significa fazer o sinal da cruz, algo que faz parte de qualquer benzimento. Benzer é tornar algo bento, livre de males e problemas que assolam as pessoas. Fazer uma cruz com a mão direita aberta da testa ao peito e do ombro esquerdo ao direito.

E é claro, isso tudo faz parte do meu livro "Caçadores de Demônios", destacando o meu personagem Antonio Spadoni, que é um padre italiano de 55 anos, um feroz caçador.

Livro bem próximo de ser publicado:
http://blog.editoradraco.com/2014/07/o-romance-cacadores-de-demonios-continuacao-de-o-desejo-de-lilith-esta-chegando-por-ademir-pascale/

Ademir Pascale




Nenhum comentário:

Postar um comentário