quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

"OESTE VERMELHO" É ESPECIAL

Faz alguns dias que recebi algumas HQs da Devir Livraria. Entre elas, deixei para ler por último “Oeste Vermelho”, dos irmãos Magno Costa e Marcelo Costa. O material é de excelente qualidade, e as ilustrações idem, aliás, fogem do clichê. E na quarta capa, gostei logo das expressões malvadas dos gatos, mas a sinopse não apresentava nada diferente, então achei que ficaria no marasmo. Mas quando comecei a ler, pelo menos até a página 12, ainda estava com a impressão que seria uma histórinha clichê. Mero engano. Na página 13 o negócio começou a esquentar, além de que aos poucos foi me cativando. Uma história adulta e até violenta, mas nada que realmente não acontecesse naquela época. Os gatos, os vilões da história, são extremamente cruéis. Os ratos apresentam traços humanos; cheios de preocupações, medos e incertezas. As últimas 13 páginas contam com storyboards de Magno Costa e ilustrações dos personagens do “Oeste Vermelho” na visão de outros ilustradores (muito show), como Marcio Moreno, Mozart Fernandes, Thiago Goms e Tiago Elcerdo, além de uma ilustração do próprio Magno. Adoro HQs com extras. Isso enriquece muito qualquer trabalho.
“Oeste Vermelho” é especial, é brasileiro, e feito por dois irmãos muito talentosos. Quero ver logo outros de seus trabalhos publicados.
Sobre a história: pense em uma típica cidade pequena do Velho Oeste americano povoada por fazendeiros e ameaçada por bandidos assassinos. Seria uma história comum, se não fosse a ambientação do mundo dos desenhos animados de gatos e ratos. Oeste Vermelho é inspirado nos filmes de Sergio Leone e John Ford, estrelados pelos astros Clint Eastwood e John Wayne.
Esta é uma jornada de perdas, redenção e, mais do que tudo, vingança.
É sangue por sangue!

Título: Oeste Vermelho
História e Arte: Magno Costa e Marcelo Costa
Editora: Devir
Acabamento: Brochura com laminação fosca, reserva de verniz e orelhas
Miolo: 88 páginas coloridas em papel couchê

@ademirpascale

Nenhum comentário:

Postar um comentário