sábado, 30 de abril de 2011

ENTREVISTA COM LUIZA SALAZAR

Ademir Pascale: Primeiramente, agradeço por ceder a entrevista. Para iniciarmos, gostaria de saber quais foram as suas principais influências e o seu início para o meio literário.

Luiza Salazar: De nada, eu que agradeço! Bom, as pessoas sempre me perguntam sobre influências, mas a verdade é que todos os livros que eu li me influenciaram de formas muito diferentes. Um livro que eu acredito que marcou muito minha vida e minha carreira foi Senhor dos Anéis porque o Tolkien mostrou para o mundo que fantasia e ficção não era coisa pra criança. Isso fez uma diferença enorme pra mim, já que eu sempre quis escrever fantasia, mas não me vejo escrevendo livros infantis.

Ademir Pascale: Como foi a ideia inicial para a construção da obra Os Sete Selos (Editora Underworld)?

Luiza Salazar: A ideia de Os Sete Selos apareceu quando eu estava fazendo um mochilão na Europa. Eu sempre gostei muito de Igrejas, acho elas meio fantasmagóricas e elas guardam tantos segredos e tantas histórias... Eu estava dentro de uma Igreja maravilhosa na Itália e pensei que seria legal escrever uma história que mesclasse elementos urbanos com a antiguidade religiosa de um lugar como aquele. Comecei a escrever na viagem mesmo.
Ademir Pascale: Poderia destacar uma frase do livro exclusivamente para os nossos leitores?

Luiza Salazar: Lara estava caindo e não podia fazer nada. O centro da arena era muito mais fundo do que ela poderia ter imaginado, mas de que isso importava agora?

Ademir Pascale: Se você fosse indicar uma trilha sonora para o seu livro, qual seria?

Luiza Salazar: Já me perguntaram isso e eu acho super complicado! Posso dizer que gosto da música Liberi Fatali e de Requiem For a Dream, acho que ambas combinam com o livro.

Ademir Pascale: E como estão os preparativos para o lançamento do livro Bios, pela Underworld?

Luiza Salazar: Corridos! Hahahahhaha, como sempre, eu acho. Estamos em fase de revisão, o que é sempre trabalhoso, mas eu acho que está correndo tudo bem. O pessoal reagiu muito bem à capa (que ficou linda, feita pela Marina Ávila) e estão gostando da história. Espero que dê tudo certo para o lançamento na Bienal.
Ademir Pascale: Se possível, fale mais sobre este livro para os nossos leitores.

Luiza Salazar: Bios é uma obra muito diferente de Os Sete Selos, embora eu ache que fãs de SS vão gostar bastante, porque ainda tem o meu estilo de escrita. É uma história passada em um futuro distópico onde humanos artificiais, chamados de BIOS, foram criados e agora estão em guerra com os humanos tradicionais. No meio da trama toda está Liz, uma garota que acorda serm memória e que ao longo do livro descobre que o seu papel nesse conflito é mais importante do que ela jamais podia imaginar.

Ademir Pascale: Quais dicas daria para os novos escritores?

Luiza Salazar: A mesma dica que eu sempre dou: acredite em você. O que mais tem no mundo é gente querendo desacreditar o trabalho dos outros, eu mesma já fui vítima de umas críticas que a gente vê que não tem nada a ver. Faça o melhor que puder, se divirta fazendo isso e torça para que as pessoas gostem do seu trabalho.

Ademir Pascale: Existem projetos em pauta?

Luiza Salazar: Sim, eu atualmente estou trabalhando na minha primeira série (que eu espero que seja de três livros). Eu tenho um rascunho para uma continuação de Sete Selos e para uma história nova, mas isso é mais pra frente. No momento estou concentrada em terminar o primeiro livro da série.

Ademir Pascale: Como os interessados deverão proceder para saber mais sobre Luiza Salazar, seus livros e últimas notícias?

Luiza Salazar: Bom, o blog da Editora Underworld está sempre com novidades. Caso queiram falar comigo, é só me mandar email no luiza.salazar@gmail.com, falar comigo no twitter (@lusalazar), formspring (formspring.me/luizasalazar1) ou no blog luizasalazar.wordpress.com . Estou sempre atenta aos comentários e sempre respondo as mensagens!

Perguntas Rápidas:
Um livro: A Luneta Âmbar
Um(a) autor(a): Neil Gaiman
Um ator ou atriz: Ewan McGregor
Um filme: Senhor dos Anéis
Um dia especial: Halloween! Hahahahha
Um desejo: Ter orgulho do meu trabalho!

Ademir Pascale: Deseja encerrar com mais algum comentário?

Luiza Salazar: Só agradecer a oportunidade e aproveitar pra dizer que eu aprecio o trabalho das pessoas que valorizam livros dessa forma. Nenhum escritor existiria sem vocês!! Espero que gostem de Sete Selos e Bios!

2 comentários:

  1. Ao comentar a trilha do filme Requiem para um Sonho, a escritora conquistou minha admiração e curiosidade.........

    ResponderExcluir
  2. Fiquei curiosa para ler os dois livros assim que vi no site da editora Underworld. Foi muito bom ler a entrevista com ela.
    Obrigada!

    ResponderExcluir