quinta-feira, 29 de setembro de 2011

A HQ “Cowboys & Aliens” cumpre a promessa de que o Velho Oeste nunca mais será o mesmo

O ano é 1873. Carruagens, cavalos, cowboys, índios e mocinhas. Até então, nas primeiras páginas, a HQ segue o padrão das histórias tradicionais de bang-bang. Mas algo quebra o clima empoeirado, a presença alienígena de uma nave tripulada que cai em nosso planeta. E apesar da queda ter causado danos aos motores, os seres nada sofreram. E como o já esperado, eles são hostis. Acredito, pelo menos no meu ponto de vista, que o título seria melhor como “Cowboys Vs Aliens”, e não “Cowboys & Aliens” que deixa uma impressão de parceria e amizade entre humanos e alienígenas. Não que isso não pudesse acontecer, mas a história mostra outra coisa. O desenrolar ágil dos acontecimentos nos permite ler a HQ de uma só vez, sem muita enrolação. Ação e aventura é o que certamente não falta.
Gostei da citação da obra “Da Terra à Lua”, do escritor Júlio Verne, assim como o enredo geral da história. Dou um destaque para o colorista Andy Elder, que coloriu os quadrinhos de forma bem agradável. A única coisa que não agradou muito, foi a maneira como as personagens aceitam a presença alienígena, como se fosse algo do cotidiano, afinal, a aparência desses seres é anormal: monstros com quatro braços, extremamente fortes, altos e com dentes proeminentes. A linguagem adotada é contemporânea, e podemos encontrar palavras como “cara” e “troço”, termos utilizados provavelmente para nos deixar mais próximos das personagens, pois certamente a linguagem de quase 150 atrás, seria outra.
A HQ de luxo tem capa dura e 112 páginas. No final, podemos encontrar também a biografia dos autores, o que falta em muitas HQs, sendo um ponto super positivo, pois assim poderemos conhecer mais sobre os seus criadores e buscar outras de suas obras.

Gostei da leitura. Recomendo.

OBS.: recentemente a HQ virou filme, tendo como protagonista Daniel Craig (007 - Casino Royale e 007 - Quantum of Solace). 

Saiba onde comprar a HQ "Cowboys & Aliens", acesse o site da Galera Record: Clique aqui.

@ademirpascale

Nenhum comentário:

Postar um comentário