quarta-feira, 19 de maio de 2010

NOVA RESENHA CRÍTICA DO LIVRO O DESEJO DE LILITH NO BLOG COOLTURAL


Histórias polêmicas tendem a chamar a atenção do público logo pelo título. Algumas são mais leves ou acabam por escandalizar os leitores. Quando o assunto é de caráter religioso tudo se acentua e se chega num patamar do interesse de todos. O Desejo de Lilith é o primeiro romance de Ademir Pascale e tem como tema a discussão em torno da suposta primeira mulher de Adão. Trata-se de um thriller denso que nos mostra de maneira clara o mito em torno dessa personagem amada por uns e odiada por outros.

Fazendo uma pequena pesquisa empírica pode-se concluir que poucos conhecem ou muito menos ouviram falar de Lilith. As exceções são aqueles amantes de estudos religiosos, principalmente dos apócrifos. Pois bem, Lilith foi a primeira mulher de Adão, criada diretamente do barro igualmente ao seu parceiro. Porém Lilith sai de cena quando resolve reivindicar a igualdade de direitos entre ela e Adão. Ela não quer ser submissa a ele e surge assim um símbolo do feminismo. Ela é expulsa do paraíso e com isso tem relações com um demônio (ou anjo caído) sendo mandada com ele para o inferno.

Há diversas versões para as histórias sobre Lilith. É fácil notar a rigorosa pesquisa que Ademir Pascale desenvolveu para construir este romance. Aqui Lilith (Em sua relação com Samael, o anjo caído) dá a luz a Qayin, mais conhecido por nós como Caim, isso mesmo segundo essa crença Caim não é filho de Eva e esse foi talvez o motivo que o levou a matar Abel. Não falarei mais para não estragar a parte informativa do livro, mas tudo isso é do saber de quem já a conhecia.

LEIA NA ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI

Um comentário:

  1. Olá Ademir!

    Como sempre te digo é um prazer poder ler suas obras e postá-las no meu blog!
    Você faz um excelente trabalho e eu o apoio!
    Espero que venham muitos outros romances excelentes dessa sua mente única!
    O Desejo de Lilith, foi o primeiro romance que li sobre essa personagem. Amo Lilith e para mim ela é a figura mais notável das histórias apócrifas!

    Boa sorte e sucesso!

    Abraços
    Ademar Júnior!
    http://coolturalblog.wordpress.com

    ResponderExcluir